Venezuela taxou o Brasil? Entenda o que está por trás das tarifas de 77%

Exportadores de Roraima denunciam taxação inesperada da Venezuela, principal parceiro comercial do estado.

A Venezuela começou a impor tarifas de 15% a 77% sobre produtos brasileiros. A medida surpreendeu exportadores, visto que não houve aviso prévio do governo de Nicolás Maduro.

A cobrança ignora o acordo bilateral de comércio entre os dois países, firmado em 2012 e incorporado em 2014. O documento estabelece a isenção tarifária para uma série de produtos.

De fato, não houve mudança no acordo. O que acontece, na verdade, são as barreiras no reconhecimento dos certificados de origem brasileira na Venezuela.

Venezuela taxou exportadores brasileiros, que pedem diálogo

Exportadores brasileiros relatam dificuldade na aprovação dos certificados pelas autoridades venezuelanas, o que tem resultado na tarifação das mercadorias em até 77%.

A Venezuela taxou importações em meio à tensão crescente com o Brasil. A relação entre os dois países estremeceu desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não reconheceu a reeleição de Maduro em 2024.

Exportadores de Roraima revelam que Venezuela taxou produtos brasileiros Principal parceiro comercial de Roraima, Venezuela taxou exportadores do estado – Foto: Willam Roth/Secom-RR

O estado de Roraima, que faz fronteira com o país, é um dos mais afetados. A Venezuela é seu principal parceiro comercial, com exportações que chegaram a US$ 937 milhões (mais de R$ 5 bilhões) entre 2019 e 2023.

O Centro Internacional de Negócios da Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima) “está em contato direto com as autoridades competentes do Brasil e da Venezuela, em busca de esclarecimentos e soluções rápidas que visem a normalização do fluxo comercial bilateral”, segundo nota.

A entidade ainda esclareceu que os processos de emissão e reconhecimento dos certificados seguem rigorosamente as normas da Aladi (Associação Latino-Americana de Integração) e os termos do acordo comercial entre Brasil e Venezuela.