Propaganda, anúncio de venda e comercialização dos produtos não possuíam cadastro na agência.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou última semana, a apreensão e o recolhimento de quatro medicamentos sem registro e um condimento alimentar fora do padrão.
Um dos produtos é o Xarope da Vovó Isabel, produto em que todos os lotes tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos. O xarope, de fabricante desconhecido, estava sendo anunciado e comercializado sem qualquer registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
- A Agência também proibiu todos os lotes de três produtos da empresa Grupo Nutra Nutri Ltda:
- – Colágeno + Vitamina C;
- – L-Treonato De Magnésio;
- – Espinheira Santa;
Nesse caso, também foram verificados a propaganda, o anúncio de venda e a comercialização dos produtos, todos eles sem cadastro na Anvisa. A empresa Nutra Nutri não possui Autorização de Funcionamento, que é um requisito obrigatório para qualquer laboratório farmacêutico que fabrique medicamentos.
Cúrcuma irregular
A Anvisa determinou ainda o recolhimento de todos os lotes do alimento Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%), fabricado pela empresa Akron Pharma Ltda.
Nesse caso, o motivo da ação foi a realização de uma inspeção onde se verificou que o produto não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção. O produto deve ser recolhido e ainda teve sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso suspensos.
Confira as resoluções da agência no Diário Oficial da União:
► Resolução-RE Nº 2.703, de 17 de julho de 2025;
► Resolução-RE Nº 2.705, de 7 de julho de 2025.
Fonte: Oeste Mais