A estrutura policial busca a recaptura de presos foragidos do estado, incluindo alvos de alta periculosidade.
O Recap (Núcleo de Busca e Recaptura da Polícia Penal de Santa Catarina) prendeu 80 foragidos nos últimos 120 dias, uma média de uma prisão a cada um dia e meio.
De acordo com a Sejuri (Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social) o núcleo já realizou 150 recapturas desde a sua fundação.
Recap como estrutura especializada da polícia penal de SC
Criado em outubro de 2024, a estrutura policial visa a recaptura de presos foragidos, incluindo alvos de alto periculosidade, e o cumprimento de mandados judiciais de prisão.
Para a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim, o ‘Recap se tornou, em poucos meses, uma força de pronta resposta fundamental para a segurança pública catarinense’.
A estrutura ganhou forma a partir da reestruturação promovida pela atual gestão da Polícia Penal e busca, além do cumprimento de ordens judiciais, a contenção de evasões.
Equipes do núcleo de recaptura são habilitados no uso de armamentos – Foto: Divulgação/Sejuri
As equipes do núcleo de recaptura são compostas por policiais penais com formação pela Acaps (Academia de Administração Prisional e Socioeducativa).
Eles são habilitados no uso de armamentos como pistola 9 mm, espingarda calibre 12, carabina.40 e fuzil 5.56, e submetidos a treinamentos contínuos em progressão tática, abordagens e técnicas de recaptura.
Santa Catarina vai criar mais 26 delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher
O governo de Santa Catarina deve criar 26 novas unidades especializadas de combate à violência contra a mulher nos próximo 10 anos. A medida faz parte do Plano Estadual de Combate à Violência contra as Mulheres, publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (2).
Delegacia de proteção às crianças, adolescentes, mulheres e idosos em Santa Catarina – Foto: Divulgação/Polícia Cívil