HOMEM É PRESO AO TENTAR VENDER FILHOTE DE CAPIVARA NO FACEBOOK

Um homem tentou vender um filhote de capivara via Facebook Marketplace e acabou preso por tráfico de animais. O caso aconteceu nessa semana na Argentina.
De acordo com a Unidade Especial da Segurança Rural e Ecológica do país, o caso foi descoberto após uma denúncia anônima. Ao localizarem a casa do suspeito, baseando-se no anúncio de venda do Facebook, encontraram o filhote de capivara.
Imediatamente, o homem foi preso e levado à delegacia, junto com uma motocicleta roubada encontrada na residência. Por sua vez, o filhote de capivara que o suspeito tentou vender foi resgatada e realocada.
Na Argentina, assim como no Brasil, a venda de filhotes de capivaras sem autorização é considerado tráfico de animais. De acordo com a legislação brasileira, a capivara é um animal silvestre protegido pela Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que proíbe a captura, manutenção e comercialização de animais da fauna nativa sem a devida licença dos órgãos ambientais competentes, como o Ibama.
Quem descumpre essa legislação pode responder criminalmente, com penas que vão de seis meses a um ano de detenção, além de multa. A legislação visa preservar a biodiversidade e evitar maus-tratos, tráfico e desequilíbrios ecológicos.
Texto e foto: reprodução/RIC.com.br, com edição NH Notícias

Visited 4 times, 4 visit(s) today