Juiz ordena que Trump admita 12.000 refugiados nos Estados Unidos

Um juiz ordenou na segunda-feira (5) que o governo do presidente Donald Trump admita quase 12.000 refugiados nos Estados Unidos, em um golpe aos esforços da administração para mudar a política migratória do país.

O Governo do presidente Donald Trump sofreu um golpe em sua política migratória. A Justiça americana tentou que a administração do republicano admitisse quase 12.000 refugiados nos Estados Unidos. A corte ressaltou os limites impostos por um tribunal de apelações que permitiu ao governo suspender o sistema de admissão de refugiados, mas destacou que Washington tem de receber as pessoas às quais já foi concedida a condição de refúgio. O Governo alegou na semana passada em uma audiência que só deveria prever 160 refugiados que tinham viagens programadas nas duas semanas posteriores a uma ordem executiva de janeiro que suspendeu o sistema. Contudo, o juiz Jamal Whitehead rejeitou na segunda-feira o argumento ao destacar que a interpretação do governo era, para afirmar suavemente, uma ‘manobra interpretativa’ do nível mais elevado. Whitehead havia bloqueado em fevereiro a ordem executiva de Trump que suspendia o sistema de admissão de refugiados, para determinar que violava a Lei de Refúgio de 1980. Mas sua decisão foi rejeitada um mês depois pelo 9º Circuito da Corte de Apelações.

Equipe AFPTV

STRINGER (Video jornalista), CECILIA SANCHEZ (Video jornalista), HERIKA MARTINEZ (Video jornalista), VINICIUS PEREIRA (Edição), ABMAEL SOARES (Edição)

6 de maio de 2025 – 11:16
governo – política – refugiados – justiça – trump